Acesse nossas redes

Felipe Guerra

UBS da Santana entra em funcionamento com serviços à comunidade

gazetaadm

Publicado

em

Por Edivaldo Barbosa

Atendendo a reivindicações de moradores, a Secretaria Municipal de Saúde de Felipe Guerra ampliou esforços e conseguiu colocar em funcionamento a Unidade Básica de Saúde Odete de Brito Guerra, da comunidade rural de Santana, que faz divisa entre os municípios de Felipe Guerra, Apodi e Caraúbas.

Aberta desde a segunda-feira (25), a princípio foi disponibilizada uma técnica de enfermagem, que passou a atender na UBS das 08h ao meio dia, de segunda a sexta-feira, realizando eventuais curativos, verificações de pressão arterial e encaminhamentos de urgências e emergências para que sejam atendidas por médico plantonista em unidade da zona urbana do município.

Técnica de enfermagem Mônica realizando atendimento na UBS.

Em contato com o site SANTANA NOTÍCIA, a secretária de Saúde do município Girlene Ferreira disse que recebeu com naturalidade a cobrança dos moradores da comunidade e explicou que está atendendo a reivindicação “na medida do possível” diante da constante contenção de recursos para garantia da manutenção dos serviços de saúde para essenciais a toda população do município.

“Como secretária, recebi com naturalidade a cobrança, que é legítima haja vista que saúde é direito da população e dever do Município, e estamos atendendo na medida do possível essa reivindicação, pois vivemos atualmente uma constante contenção de recursos para assim garantirmos o funcionamento dos serviços de saúde para toda população”, disse.

Secretária municipal de Saúde de Felipe Guerra Girlene Ferreira.

Girlene Ferreira explicou ainda que, embora a UBS esteja sendo aberta apenas no período da manhã, a comunidade dispõe de uma ambulância e de um motorista, disponibilizados para o município para eventuais necessidades de deslocamentos de pacientes nos períodos da tarde e da noite.

“Entendemos que curativos podem ser feitos na UBS, essencialmente pela manhã, e para os períodos da tarde e da noite estamos disponibilizando ambulância e motorista para sempre que houver necessidade de deslocamento de pacientes para atendimentos de urgência e emergência na zona urbana”, explicou.

Equipe do Programa Médico da Família realizando atendimento na UBS da comunidade.

A secretária também explicou que Santana é acompanhada pelo Programa Médico da Família, o qual atende periodicamente oferecendo diversos serviços, e anunciou que em breve a comunidade receberá também atendimento odontológico na UBS.

“Assim como as demais comunidades, Santana é acompanhada pelo Programa Médico da Família, onde uma equipe de profissionais, presta atendimentos de saúde a cada 15 dias. Quero também anunciar que, nos próximos dias, estaremos instalando equipamentos para atendimento odontológico e, de acordo com a demanda, os moradores daquela comunidade também passarão a contar com cuidados bucais”, anunciou Girlene Ferreira.

Agradecimentos

Numa rede social, o pesquisador, historiador e poeta da comunidade, Geraldo Fernandes agradeceu pelo governo municipal ter atendido sua reivindicação. Veja:

Tendo sua reivindicação atendida, historiador Geraldo Fernandes agradeceu.

A UBS

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Santana foi construída recentemente pelo Governo Municipal de Felipe Guerra, através de convênio com o Ministério da Saúde do Governo Federal, que por sua vez não destina recursos para o funcionamento de Unidades do tipo, deixando a responsabilidade com os municípios, sendo que muitos não possuem condições financeiras para colocar tais Unidades em pleno funcionamento, situação que tem gerado insatisfação e incompreensão por parte dos usuários.

Do Santana Notícia / Fotos: Edivaldo Barbosa

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Copyright © 2019 Gazeta do Oeste