Acesse nossas redes

Turismo

Salvador sedia II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo

Confira a agenda do turismo brasileiro.

gazetaadm

Publicado

em

Salvador-BA - Foto: Reprodução

Por Liszt Coutinho Madruga 

Após ter realizado com absoluto sucesso o I Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo em 2018, na atrativa Cidade de Salvador, capital da Bahia, quando recebeu 63 Jornalistas especializados em turismo de 16 Estados brasileiros, e do Uruguai, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET seccional do Estado da Bahia, está fase final dos preparativos do II ENCONTRO INTERNACIONAL DE JORNALISTAS DE TURISMO, que será no período de 22 a 25 deste mês, no Fiesta Bahia Hotel, bairro do Itaigara.

Jornalista Gorgônio Loureiro, Presidente da Abrajet Bahia e Chanceler do II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo. (Foto: Reprodução)

NO I ENCONTRO

Procurando estar conectada com os temas conjunturais da comunicação especializada em Turismo, no Encontro anterior foi abordado o tema “A Comunicação do Turismo na Era Digital”, com ênfase na evolução e atuação dos profissionais do setor diante do desafio de adaptação e exploração das novas mídias, ferramentas indispensáveis na divulgação do trabalho de promover destinos e ações turísticas do País.

NO II ENCONTRO

Pelourinho “point” histórico, turístico e cultural de Salvador. (Foto: Reprodução)

No II ENCONTRO INTERNACIONAL DE JORNALISTAS DE TURISMO, o tema central é “Jornalismo de Turismo: Na terra ou no ar, muita história para contar”. A importância desta comunicação para Salvador, a Bahia e o Brasil estará na pauta das reuniões e palestras do evento. Estão sendo esperados em torno de 80 Jornalistas e seus acompanhantes que, durante quatro dias, vão participar ativamente de uma programação rica em conteúdo técnico em palestras e debates de Jornalistas do Brasil e além fronteiras brasileiras, bem como visitas a diversas atrações turísticas de Salvador e do Recôncavo.

O Ministério do Turismo prestigia o Fórum com a presença no II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, de Bob Santos, Secretário Nacional de Integração Institucional do Mtur. Para realizar este arrojado evento que tornar Salvador na Capital Brasileira do Turismo, o ínclito Presidente Jornalista Gorgônio Loureiro conta com o substancial apoio das seguintes instituições: Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Salvador Destination, Vinc Airport – empresa administradora do Aeroporto de Salvador, Sebrae, CBTUR, ABIH-Ba, Fecomércio-Ba, e BEPTUR.

PALESTRANTES E PAINELISTAS

O proeminente Jornalista Grogônio Loureiro, Presidente da Abrajet Bahia, presidirá a abertura oficial do II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo que ocorrerá no dia 22, no Fiesta Bahia Hotel; em seguida será servido o coffee breck; dia 23 reunião da Abrajet Nacional com o Secretario Nacional de Relações Institucionais do Ministério do Turismo – Mtur BOB SANTOS escolheu o palpitante tema: Relação do Mtur com a Imprensa Especializada e Ações do Mtur para fomentar o crescimento do turismo no País. Ele é Secretário Nacional de Integração do Ministério do Turismo. Advogado especialista em Orçamento Público. Atuou durante 27 anos na Câmara dos Deputados, onde desempenhou o cargo de Secretário Executivo na Frente Parlamentar do Turismo. Bob Santos ainda exerceu a função a função de Chefe de Gabinete da Presidência da Comissão de Turismo e a Comissão Especial do Marco Regulatório da Economia Criativa.

ROQUE BAUDEAN é o Jornalista e Presidente del Circulo de Periodistas de Turismo de Uruguay – CIPETUR, e Vice Presidente para assuntos internacionais del Forum do Uruguay Iberoamericano de Periodistas, vai proferir palestra com foco no tema Panorama do Jornalismo de Turismo DOMINGOS LEONALLI foca o tema: “Turismo na Economia Criativa”. Ele é estudioso e pesquisador sobre Economia Criativa, Consultor sobre o assunto para o Governo de São Paulo, Presidente do Instituto Pensar, ex-Deputado Federal, ex-Secretário de Turismo do Estado da Bahia, membro da Comissão Executiva Nacional do PSB, editor do site Socialismocriativo.com.br e é autor dos livros “Uma sustentável Revolução na Floresta”, e em parceria com Dante de Oliveira, Diretas Já, 15 Meses que Abalaram a Ditadura”. DEBATEDORES: Andrea Magalhães, Rafael Bahia, e Roque Baudean.

Na citação do tema do II CONGRESSO INTERNACIONAL DE JORNALISTAS DE TURISMO, resolvi adicionar: NO MAR – Na terra, (no mar) ou no ar, muita história para contar.

PROCURA POR DESTINOS BRASILEIROS CRESCE 30% NO PRIMEIRO SEMESTRE

Os turistas nacionais e internacionais buscaram mais os destinos brasileiros durante o primeiro semestre deste ano. É o que aponta levantamento realizado pela agência de viagens online, Expedia. De acordo com o estudo, entre janeiro e junho, a procura pelo Brasil cresceu 30%, sendo o mercado doméstico o que mais demandou viagens dentro do país, correspondendo a 77% da busca no período. Os outros 23% foram preenchidos principalmente por visitantes oriundos de países como Estados Unidos, Argentina, Chile, Reino Unido e México.

DESTINOS PREFERIDOS

Entre os destinos mais demandados estão São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). A capital cearense foi a que mais cresceu em buscas no mesmo período e teve a maior duração média de permanência: 3 dias. O mês com maior demanda do exterior no país foi fevereiro.

Fortaleza, destino preferidos pelos turistas. (Foto: Reprodução)

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, é notória a vontade dos brasileiros em conhecer o próprio país. De acordo com ele, a Pasta está realizando ações focadas no turismo interno para que isso se concretize cada vez mais. “Isso é só o começo. Estamos trabalhando para que as viagens dentro do Brasil se tornem acessíveis aos brasileiros e que gere, além do prazer de conhecer outras culturas e lugares, emprego e renda para a população. Somos um país rico em turismo, mas que era tão pouco aproveitado. Podemos e vamos fazer muito mais”, pontuou.

De acordo com o levantamento, se observado o segundo trimestre de 2019 a procura foi ainda maior. O índice cresceu 35%, comparado com o mesmo período do ano passado. Os brasileiros seguem como os que mais buscaram viagens nacionais: 8 em cada 10 foram para algum destino do país. As capitais dos Estados São Paulo, Rio de Janeiro, e Paraná, foram as mais demandadas em abril, maio e junho.

AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO

O Ministério do Turismo tem trabalhado para tornar o setor de Viagens uma das principais molas propulsoras da economia. Em pouco mais de sete meses de governo, a atual gestão já investiu R$ 233 milhões em 410 obras de infraestrutura turística que levarão mais qualidade para os serviços turísticos dos destinos brasileiros. Além disso, a Pasta lançou o programa Investe Turismo, com investimentos de mais de R$ 200 milhões, para alavancar o desenvolvimento de 30 rotas turísticas espalhadas em todo o país.

NOVAS EMPRESAS AÉREAS

Outra medida realizada nesta nova gestão foi à atração de novas empresas aéreas no mercado. A aposta é impulsionar a entrada de empresas estrangeiras para tornar o setor ainda mais acessível à população, com preços menores e uma diversidade de opções para viajar. A Air Europa foi a primeira a se instalar no país e já está autorizada a operar voos entre destinos nacionais. Outro exemplo é a chegada da low cost argentina Flybondi que incluiu o Brasil em sua estratégia de mercado e já vende bilhetes de Buenos Aires a duas cidades brasileiras: Rio de Janeiro e Florianópolis.

MULTIFEIRA BRASIL MOSTRA BRASIL

Wilson Martinez, Diretor da Multifeira. (Foto: Diogo Damásio)

A Multifeira Brasil Mostra Brasil volta a Natal com a 25ª edição do evento, entre os dias 06 e 15 de setembro, na Arena das Dunas. Atraindo milhares de potiguares, a mostra sempre foi um sinônimo de sucesso na cidade, e neste ano ocupará mais de 12.000 m² de área de exposição.

“Estamos bastante entusiasmados com o evento deste ano. Teremos novas tendências de moda, eletrodomésticos, lançamentos de veículos, além de uma intensa programação cultural, com não apenas os inúmeros expositores locais, mas também com diversas empresas regionais, dos mais variados segmentos”, afirmou o diretor da Brasil Mostra Brasil, Wilson Martinez.

A Multifeira supera este ano a marca de 350 empresas participando nos dez dias de evento. “A cada edição conseguimos envolver uma parcela maior de parceiros, sempre com nosso foco voltado para o mercado local. Nossa intenção é cada vez mais trazer o empresário potiguar para o evento”, garante Wilson Martinez.

FEIRA DE LIVROS E QUADRINHOS

Este ano acontecerá de forma paralela à Mostra Brasil, a 9ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLIQ), nos dias 12 a 15. A FLIQ terá mais de 100 horas de atividades culturais gratuitas. Serão palestras, debates, cordel, oficinas, lançamentos literários, quadrinhos, games, robótica, sessões de autógrafos e as diversas apresentações artísticas.

A Multifeira é consagrada pelas diversas opções de produtos expostos, envolvendo expositores nacionais e internacionais. São inúmeros segmentos representados, entre eles: móveis, roupas, eletrônicos, artigos de decoração, utilidades domésticas, calçados, eletrodomésticos, artesanato, automóveis, dentre outras novidades.

Brasil Mostra Brasil cresce cada vez em público: a estimativa dos promotores é de receber mais de 100 mil pessoas que poderão contar com estacionamento rotativo de três mil vagas, e ampla praça de alimentação. Brasil Mostra Brasil vai gerar certa de 700 empregos diretos e indiretos.

EXPOSITORES INTERNACIONAIS

A Multifeira é consagrada pelas diversas opções de produtos expostos. Com expositores nacionais e internacionais, são inúmeros segmentos representados, entre eles móveis, roupas, eletrônicos, artigos de decoração, utilidades domésticas, calçados, eletrodomésticos, artesanato, automóveis, dentre outros.

Assim como em anos anteriores, a Brasil Mostra Brasil cresce cada vez mais em público: este ano, a expectativa dos organizadores é de receber mais de 100 mil pessoas. Os visitantes poderão contar ainda com estacionamento rotativo de três mil vagas e praça de alimentação. A importante feira Brasil Mostra Brasil deve gerar cerca de 700 empregos diretos e indiretos.

HISTÓRICO DA MULTIFEIRA

O consolidado evento insere Natal no contexto das feiras de âmbito nacional. Tem no seu público consumidor o maior destaque, pela fidelidade a MULTIFEIRA. Diversas instituições apóiam sua realização que supera ano após anos recordes de visitação, inclusive do setor turístico movimentando a rede hotelaria. É o maior evento do segmento da Cidade dos Reis Magos – Natal a capital brasileira das noites ensolaradas. Mais informações: www.brasilmostrabrasil.com.br.

FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE GRAMADO

Gramado-RS (Foto: Reprodução)

Em 30 dias o centro de Gramado irá se transformar em um grande ponto de encontro para quem gosta de gastronomia e música. A partir de 5 de setembro próximo, a cidade realiza mais uma edição do Festival de Cultura e Gastronomia com opções de comida de rua, jantares harmonizados com chefs convidados, cursos e oficinas e shows musicais gratuitos.

Em sua 11ª edição, o festival ganhou mais uma semana em 2019 e acontece até 22 de setembro. “A edição do ano passado foi tão bem sucedida que este ano decidimos ampliar a programação aumentado a duração do festival em uma semana, assim vamos pegar os dois feriados importantes de setembro. Nossa expectativa é ainda maior para essa edição”, afirma Edson Néspolo, presidente da Gramadotur, autarquia responsável pela realização do festival ao lado da Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes (ABRASEL) da Região das Hortênsias .

COZINHA EXPERIMENTAL

Entre as novidades deste ano, além de ampliação da programação, está a localização da Cozinha Experimental, espaço montado especialmente para receber todas as oficinas, concursos e workshops do festival. Em 2019, ela será instalada na Praça Major Nicoletti, ficando mais perto das bancas de comida de rua e aproximando o público da programação que é coordenada pelo SENAC – Gramado, parceiro do evento.

TRADICIONAIS RESTAURANTES

Os melhores e mais tradicionais restaurantes da cidade já estão confirmados, ao todo serão 21 estabelecimentos que irão oferecer pratos com valor único inspirados na gastronomia do Chile, país convidado desta edição. Participam: Josephina, Colosseo, Il Piacere, Casa Aveiro, Brûlée Bistrô, Bistrot Pastasciutta, Nonno Mio, Belle Vitrine, Malbec, Casa di Pietro, Pasteleiro, Nonno Mio Fast Gourmet, Boreal, San Tao, Simple, Vitobella, Cantina Pastasciutta, Esperienza Bistrot, Casa da Madre Gourmet, White Fly e Divino.

GASTRONOMIA CHILENA

Cada um deles irá apresentar um prato inspirado na gastronomia do Chile, que, além de estar presente nas criações dos restaurantes da comida de rua, participa do evento com chefs convidados para os festins (disputados jantares e almoços harmonizados) e serve ainda de inspiração para o projeto cenográfico e de decoração do festival.

Ao todo desembarcam em Gramado nove chefs estrangeiros: Carlos Mardones do restaurante Macerado Viña Mar (Viña del Mar), Rodrigo Acuña do restaurante Milla Milla do VIK Retreats (San Vicente de Tagua Tagua), Federico Ziegler do Polvo Bar de Vinos (Santiago), Antônio Moreno do restaurante Puerto Claro (Valparaíso), Paula Baéz e Cristian Gómez do restaurante Tres Peces (Valparaíso), Giuliano Olmos do restaurante Domus Mare (Viña del Mar) e Nicolás Navarro do restaurante La Caleta (Maintecillo) e Jorge Ruiz.

Com uma reputação internacional, os vinhos chilenos também irão marcar presença em Gramado. Vinícolas reconhecidas do segmento deverão trazer para o evento seus melhores rótulos que estarão à disposição dos visitantes tanto nas bancas de comida de rua instaladas na Rua Pedro Benetti como na harmonização dos festins.

CRESCENDO ANUALMENTE

Em 2018, o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado cresceu 155% em vendas em relação ao ano anterior. Foram 18.500 pratos vendidos nas 20 estações de comida de rua e mais de 1.600 taças oficiais. Para 2019, a expectativa é ainda maior.

“Estamos com uma ótima expectativa para esta edição com os dois feriados do mês e o alto nível gastronômico que o Chile irá imprimir ao evento. Certamente teremos números ainda mais robustos para serem comemorados”, projeta Alberto Ecker, executivo da Abrasel Hortênsias.

O 11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado é uma realização da Gramadotur com co-realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Hortênsias e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. Mais informações AQUI e AQUI.

CREDENCIAMENTO PARA ABAV EXPO 2019

Está aberto o credenciamento de imprensa para a 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa. A feira mais longeva do turismo brasileiro acontece de 25 a 27 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O último dia da feira será aberto também ao público final, para a Black Friday de Viagens, área de vendas formada com exclusividade por agências de viagens associadas à ABAV. Acesse: www.abavexpo.com.br.

Os expositores são companhias aéreas brasileiras e estrangeiras, operadoras de turismo, empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados – Corporativo, MICE –Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions, Luxo e LGBT, meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos, equipamentos turísticos, e fornecedores de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo. A ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e as consolidadoras que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país. Site: www.abavexpo.com.br.

Continue Lendo
Publicidade
1 Comment

1 Comment

  1. Avatar

    Liszt Coutinho Madruga

    20 de agosto de 2019 at 00:13

    Excelente conteudo jornalistico padrão internacional. Parabéns. Avante.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Copyright © 2019 Gazeta do Oeste