Acesse nossas redes

Colunas

O genial Alan Turing finalmente homenageado

Duvido muito que quem assistiu ao filme “O Jogo da Imitação” (The Imitation Game, 2014), não tenha se emocionado…

gazetaadm

Publicado

em

Duvido muito que quem assistiu ao filme “O Jogo da Imitação” (The Imitation Game, 2014), não tenha se emocionado com a história de Alan Turing, matemático que em 1939 foi recrutado pelo serviço secreto britânico, o MI6, com a tarefa primordial de decifrar códigos nazistas.

Para derrotar a criptografia da “Enigma”, a máquina dos inimigos que muitos consideravam indecifrável, Turing e sua equipe montaram uma máquina que não só quebrou os códigos dos alemães como deu o pontapé para o que hoje conhecemos como informática. Além disso, o feito antecipou o fim da guerra e, certamente, salvou milhares de vidas.

Considerado o pai da computação, esse herói de guerra foi perseguido em seu país como criminoso por ser homossexual. Sim, ser homossexual no Reino Unidos era crime até 1967. Foi castrado quimicamente e morreria dois anos depois da sentença. Turing cometera suicídio depois de ingerir cápsulas de cianeto, mas relatos de familiares e amigos contradizem essa teoria e que ele teria morrido de forma acidental e não intencionalmente.

Em 2009 foi feito os devidos pedidos de desculpas pelo então primeiro-ministro britânico Gordon Brown, em nome do governo, e somente em 2013 a Rainha Elizabeth II o perdoou da condenação do crime de homossexualidade.

Apesar de tardia, o brilhante matemático será homenageado no próximo ano, quando “aparecerá” na nova nota

de 50 libras quando esta entrar em circulação, após vencer uma consulta pública que tinha o astrofísico não menos genial Stephen Hawking entre os finalistas.

Que a cada dia possamos respeitar nossos semelhantes pelos seus feitos, pela sua inteligência, pela sua contribuição para tornar o planeta Terra é um lugar melhor para ser viver e que sua opção sexual seja algo secundário…

M– USEU

Está em gestação e deverá ser colocado em funcionamento ainda este ano um museu para preservar a memória do médico e empresário Milton Marques de Medeiros. O museu ficará nas dependências de um de seus grandes legados no setor de comunicação: a TCM. Mais que merecido.

EXPERIENCE

O empresário Wagner Aquino, da Salinas Turismo, ficou bastante satisfeito com o primeiro Mossoró Rock Experience, realizado no Thermas em pleno dia Mundial do Rock (13/7). Em parceria com o também empresário Gabriel Barcelos na Experience Produções, ambos já estudam outros projetos para breve.

DESCANSO

O comunicador da Rádio Difusora, Haroldo Jácome, está de férias. Quinze dias de descanso para a voz. Que volte com a “corda” toda em duas semanas. Grande abraço!

ABSURDO

No passado, como no presente, muitas pessoas se aproveitaram da fé alheia para fazer comércio. Em 1518 o Papa Leão X mandou criar, por exemplo, o “Livro Sagrado das Taxas da Sagrada Chancelaria e da Sagrada Penitenciaria Apostólica”. Um nome grande para o que na verdade era uma picaretagem. Neste livro se “encontrava estipulado o preço de absolvição para todos os pecados, para todos os adultérios, inclusive os crimes mais hediondos”*. Hoje vemos as mesmas astúcias em algumas igrejas, sobretudo evangélicas. E estão lá na TV para não me deixar mentir…

DAS ANTIGAS

Andando pelo centro dia desses me deparo com a loja Carimbos Mossoró. Pensei que havia fechado há tempos. Lembrei-me de quando era office-boy. E a Carimbos Mossoró ainda mantém uma tradição que poucas lojas hoje seguem no comércio ( nem tem como!): a de fechar totalmente para o almoço.Zerado, sem

*Trecho retirado do livro “A Caminho da Luz”, de autoria de Emmanuel, obra psicografada por Chico Xavier (página 274)

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2019 Gazeta do Oeste