Acesse nossas redes

Mossoró

Novas linhas, ampliação da frota e abrigos de passageiros são anunciados pela Secretaria de Trânsito

gazetaadm

Publicado

em

Nesta segunda feira, 2, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito iniciou uma nova linha de ônibus em Mossoró, entre o Parque Universitário – UNIRB. Outra novidade anunciada pelo setor é a modificação da linha Abolição V, que passa a contemplar o Conjunto Santa Júlia. Além dessas mudanças, o Setor de Mobilidade autoriza a compra de cinco novos ônibus que devem começar a funcionar até o próximo mês de maio.

O Diretor Interino de Mobilidade Urbana, Bruno Figueiredo, explica que o novo itinerário da Linha Abolição V e a nova Linha Parque Universitário/UNIRB inicialmente funcionarão de forma experimental, para verificar vai haver adesão da população, e caso a resposta seja positiva elas se tornarão fixas.

“Antes Mossoró contava com apenas 23 ônibus, distribuídos em oito linhas. Hoje já temos 35 ônibus e 15 linhas em funcionamento, e a empresa já está autorizada a colocar mais cinco ônibus nas ruas da cidade. Nesses três anos de gestão da Prefeita Rosalba Ciarlini,  aumentamos 12 ônibus, distribuídos em 7 novas linhas. E já estamos planejando a implementação de novas linhas”.

Bruno Figueiredo também afirma que a maior parte das regiões da cidade já conta com o transporte público, e que o setor de Mobilidade Urbana tem estudado novas regiões para serem contempladas, inclusive com a readequação do calçamento que é de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, que já está fazendo a reestruturação.

“A readequação do calçamento está sendo feita para a gente poder colocar mais linhas, inclusive desses outros novos cinco ônibus, para até maio serem implementadas. Então é importante que a população utilize o sistema de transporte público, para fortalecer o sistema. A prefeitura junto com a empresa que ganhou a licitação oferece o serviço, mas é preciso que a população apoie, porque se não usarem a empresa não vai andar com o ônibus vazio, e vamos ter que retirar linhas. O município também está fazendo 48 novos abrigos de passageiros, em vários pontos da cidade, estamos na fase de conclusão dos últimos 16”, frisa.

O Diretor Interino de Mobilidade Urbana explica que todas as informações sobre linhas, horários, itinerários, a população pode ter acesso através Aplicativo CittaMobi – Linhas e previsão de chegada de ônibus, é só baixar no celular. “As informações são em tempo real, o usuário não precisa ficar nas paradas de ônibus por longos períodos, ao baixar o aplicativo, ver onde está o ônibus e quando ele estiver passando você vai para a parada e embarca. Essa é justamente uma das demandas da Cidade Inteligente, proposta pela prefeita Rosalba Ciarlini”.

Todos os ônibus passam por um rigoroso critério de vistoria anualmente, em relação a todos os itens de segurança na Secretaria de Transporte. Além da vistoria da Secretaria de Trânsito, a empresa passa pela vistoria do CONAMA que avalia a questão da emissão de gases poluentes, e toda frota, foi certificada com a resolução do Conselho.

Publicidade
Publicidade

Copyright © 2019 Gazeta do Oeste