Acesse nossas redes

Colunas

Madeiraaaaaaaaa!

Muita gente acredita que o presidente Jair Bolsonaro está desconectado da realidade.

gazetaadm

Publicado

em

Muita gente acredita que o presidente Jair Bolsonaro está desconectado da realidade. Engano, não está. O Messias é um agente da desconstrução e nesse aspecto ele está se saindo bem. Não vou me deter em dezenas de cenários dos quais ele já emitiu opinião (e todos são preocupantes), mas tem um que está passando despercebido de todos – e quero crer que não – que é sobre a Amazônia.

Essa frase revela o que estar por vir: “O senhor presidente da França [Emmanuel Macron], a senhora Merkel [chanceler da Alemanha] queriam que eu voltasse para cá [depois da reunião do G20], demarcando mais 30 reservas indígenas, ampliando reservas ambientais. Isso é um crime. Só de reserva indígena já temos 14% tomados aqui no Brasil. Na Reserva Ianomâmi, são 9 mil índios e tem o dobro do estado do Rio de Janeiro. É justo isso? Terra riquíssima. Se junta com Raposa Serra do Sol é um absurdo o que temos de reservas minerais ali. Estou procurando o primeiro mundo para explorar essas áreas em parceria e agregando valor. Por isso, a minha aproximação com os Estados Unidos”. Li isso na Agência Brasil (leia a matéria completa AQUI. A título de curiosidade, não vi essa matéria em nenhum grande veículo que conhecemos, como Uol, Veja, Terra, Folha de S. Paulo e Estadão).

Muito triste ter um presidente que tenha esse pensamento. É tempo de combater o desmatamento, proteger a floresta contra a cobiça de empresas multinacionais que pouco estão ligando para a ecologia, para os índios, para o futuro.

Terei vergonha se estiver vivo daqui há 30 anos, olhar para trás e ver a dizimação de uma área tão especial para a humanidade e atestar: nós, brasileiros, fomos responsáveis por isso… Uma pena!

VERSÕES

Sou suspeitíssimo, confesso. Réu confesso, aliás. Mas que ficou bom, ficou o novo trabalho do Nando Reis: “Não sou nenhum Roberto, mas às vezes chego perto”. Releituras singelas de grandes sucessos do “Bebeto Braga”, como gostava de chamá-lo Caby da Costa Lima.

RETORNO

O comunicador Haroldo Jácome, da Difusora, volta nesta segunda-feira (29/7) ao batente após 15 dias de férias.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2019 Gazeta do Oeste