Acesse nossas redes

Covid-19

Lote com mais 46,8 mil doses da CoronaVac chega ao Rio Grande do Norte

Avião aterrissou em solo potiguar às 11h44 deste domingo (7). Sesap recomenda que próxima fase seja destinada a idosos acamados acima de 75 anos e idosos, em geral, acima de 85.

gazetaadm

Publicado

em

O novo lote de vacinas da CoronaVac contra a Covid-19 desembarcou no fim da manhã deste domingo (7) no Aeroporto de Natal. Foram enviadas mais 46.800 doses pelo Ministério da Saúde ao estado.

O avião da Gol com o novo lote aterrissou em solo potiguar às 11h44. A previsão inicial era de que as doses chegassem ainda na sexta-feira (5), mas a entrega foi adiada.

Tão logo as novas vacinas cheguem ao estado, elas serão novamente organizadas na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) para em seguida serem distribuídas para a Unidades Regionais de Saúde, de onde seguem para os municípios. A logística é idêntica à chegada dos lotes anteriores.

Os municípios, então, assim que receberem as doses, reiniciam o processo de vacinação.

Novo lote da CoronaVac chegou neste domingo no RN — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Durante reunião na quarta-feira (3) com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) informou que devem ser vacinados nesta etapa prioritariamente idosos acima de 75 anos que estejam acamados e idosos acima de 85 anos. A medida segue dados técnicos, pois estes grupos são os mais vulneráveis à Covid-19.

A vacinação no estado havia sido encerrada para novos públicos após o fim das doses nos municípios. A programação feita pela Sesap indica que entre os dias 10 e 17 de fevereiro devem receber a segunda dose da vacina os profissionais da saúde e idosos institucionalizados que já receberam a primeira no mês de janeiro.

Como forma de organizar a demanda, capital Natal abriu cadastro para os idosos acamados acima de 60 anos que vão receber a vacina contra a Covid-19.

Doses da vacina

Com esse novo lote, o Rio Grande do Norte já recebeu 175.300 vacinas contra a Covid-19, sendo 143,8 doses da CoronaVac e 31,5 mil de Oxford/AstraZeneca.

As doses da CoronVac têm sido aplicadas em duas doses, sendo reservado metade do lote para a segunda aplicação do imunizante, já que entre as duas doses é entre 21 e 28 dias, segundo a fabricante.

Já as vacinas da Oxford em parceria com a AstraZeneca foram todas usadas apenas na primeira dose da vacinação no estado. Isso porque o tempo para aplicação da segunda dose é de cerca de 12 semanas, o que faz o governo do RN acreditar na chegada de novos lotes neste período. Essa vacina também tem eficácia média de 70% já na primeira dose.

O Rio Grande do Norte recebeu as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro: um total de 82,4 doses da CoronaVac. No dia 24 de janeiro, chegaram mais 31,5 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Já no dia 25 de janeiro chegaram 14,6 mil doses novamente da CoronaVac.

G1-RN

Publicidade
Publicidade

Copyright © 2019 Gazeta do Oeste