Acesse nossas redes

Colunas

Governadora não perde foco político

gazetaadm

Publicado

em

Mesmo garantindo que a dedicação no momento é exclusiva à gestão administrativa, a governadora Fátima Bezerra(PT) não tem se desvencilhado do cuidado em manter a aliança natural entre as ações administrativas e políticas, embora seja pela via de frações e sinais. Até porque estamos ao vislumbre de um ano eleitoral.

Ontem, sábado, 28, na entrevista que concedeu ao programa Política em Debate, da Rádio Difusora em parceria com a Super TV e o  portal Gazeta do Oeste, a governadora fez questão de descartar totalmente uma agenda política em Mossoró, onde  o governo foi instalado neste período de festividades da Abolição.

No entanto, os elogios ao ex-candidato a prefeito de Mossoró, Gutemberg Dias e ao seu partido, o PC do B, aliado histórico, não passaram despercebidos.

No calor das especulações em torno do nome da deputada Isolda Dantas para Prefeitura de Mossoró, e ainda embalado na evidência de insatisfações de setores do PC do B em razão da falta de prestígio no governo na primeira hora, Gutemberg Dias lançou-se pré-candidato a prefeito, festejou a abertura de diálogo com partidos de oposição a prefeita Rosalba Ciarlini, mas excluiu a possibilidade de conversa com o PT nesse primeiro momento.

Agora Fátima Bezerra discretamente puxa Gutemberg para a cena, ao mesmo tempo em que passou a bola das discussões políticas para os partidos aliados.

Outro ato de conotação política que não teve como fugir de críticas foi o fato de a prefeita da cidade, adversária política de Fátima, não ter sido convidada para a instalação do governo em Mossoró. Causou frisson nos bastidores.

Enquanto isso, a governadora Fátima Bezerra encerra período governamental em Mossoró, deixando inserida em seu governo, a ex-prefeita e enfermeira Fafá Rosado(PSD), que por indicação do deputado Rafael Mota, assume cargo de chefia  na área de saúde.

Reação de servidores à questão salarial, protesto de prefeitos sobre perdas financeiras com a institucionalização do Proedi, dificuldades na área de segurança entre outros pontos produtores de desgaste e de propagação negativa, têm forçado a governadora a reagir e não perder o foco político, mesmo que de modo inibido.

Recentemente ela esteve em Mossoró reunida com vereadores da bancada oposicionista tentando solidificar base no Legislativo.

Cuida do governo, mas não perde o foco. E nem deve.

NOMINATA

Uma das maiores dores de cabeça de vereadores e de pretensos candidatos fica por conta da formação das nominatas ao legislativo. A mudança na legislação eleitoral que impede colações proporcionais vai exigir mais esteira de luxo. Agora é a hora de que realmente tem voto.

ALERTA

É preciso que nossas autoridades na área de segurança estejam atentas aos movimentos da bandidagem no Ceará. A migração dos criminosos para essas bandas é fato.       

EM ALTA

A Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte realizou, na manhã desta sexta-feira (27), a solenidade de lançamento da pedra fundamental da construção de sua sede regional em Mossoró, a Esmarn Oeste. A unidade está instalada como um anexo do Fórum Doutor Silveira Martins e tem como principal objetivo beneficiar magistrados e servidores de toda a região Oeste, além de trazer ganhos à população local.

EM TEMPO

A iniciativa vai ampliar a oferta de cursos e eventos nas Coordenações Regionais de Caicó e Pau dos Ferros. “A Esmarn Oeste oportunizará cursos de capacitação para servidores e magistrados. Registramos a participação também da sociedade, desde advogados, maçonaria e jornalistas, de maneira representativa”, afirmou o diretor da Esmarn, desembargador Saraiva Sobrinho.

MAGISTRATURA E COMUNIDADE

Ao pronunciar-se durante a solenidade, a prefeita Rosalba Ciarlini destacou que a construção da Escola em Mossoró tem o objetivo de aproximar ainda mais a magistratura da comunidade acadêmica, formar e atualizar magistrados. Rosalba associou a questão da liberdade em torno da história de Mossoró com o Direito. “É de suma importância a Escola da Magistratura em Mossoró. É a primeira da região Oeste do Estado. Mossoró é uma cidade universitária, nós temos um número significativo de estudantes de Direito. A chegada da Escola aqui é mais um caminho para o crescimento”, disse.

ESPETÁCULO INCLUSIVO

Este ano, uma das marcas do Espetáculo Auto da Liberdade 2019 é a questão da representatividade, muito alem da inclusão. Este ano, pela primeira vez em sua história o Auto da Liberdade conta com a participação de um grupo de 11 pessoas com deficiências em diferentes momentos do espetáculo. E todo o espetáculo está sendo interpretado na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Beleza!

A QUEM INTERESSAR POSSA

“Pé que dá fruta é o que mais leva pedrada”.

DIREITO PÚBLICO

No próximo dia 10, às 18h, o desembargador federal Edilson Pereira Nobre Júnior lançará o livro “As normas de Direito Público na Lei de Introdução ao Direito Brasileiro”. O evento acontecerá na sede da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, em Natal. O livro aborda os paradigmas para interpretação e aplicação do Direito Administrativo.

QUINTA JURÍDICA

O lançamento da obra do Desembargador Federal antecede a Quinta Jurídica especial, comemorativa aos 70 anos do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição da qual o magistrado é professor. Esse evento será no dia 10 de outubro, às 19h, no auditório da JFRN.

RELAX – “Nada a temer senão o correr da luta/Nada a fazer senão esquecer o medo/Abrir o peito a força, numa procura/Fugir às armadilhas da mata escura…” MILTON NASCIMENTO

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2019 Gazeta do Oeste