Acesse nossas redes

Ação Covid-19

Drive thru na Estação das Artes realiza cerca de 2 mil testes da covid-19

gazetaadm

Publicado

em

Fotos: Reprodução

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (7) mais uma testagem covid-19 por drive thru com cerca de 2 mil testados. A ação ocorreu na Estação das Artes, das 7h às 12h, tendo o reconhecimento dos mossoroenses pelo atendimento de qualidade ofertado, organização da assistência da testagem, responsabilidade e comprometimento dos servidores da saúde durante o evento.

A Secretaria de Saúde disponibilizou 2 mil testes rápidos IgG e IgM para ação na Estação das Artes tanto às pessoas que chegaram de carro, moto, bicicleta e a pé. Desse número, 1.820 testes foram realizados, tendo como resultado quatro pessoas confirmadas para covid (sendo encaminhadas à UPA do Belo Horizonte), 220 que já tiveram contato com a doença e 1.596 casos negativos.

A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, explicou o motivo da Prefeitura de Mossoró continuar insistindo em testar mais a população para conter no que for possível novas contaminações na cidade. “Nós estamos testando mais, porque epidemiologicamente falando, é importante que a gente saiba qual o percentual da população já teve a covid-19 e os que ainda tem para a gente encaminhar ao tratamento nos nossos Centros de Atendimento da Covid-19. Quanto mais eu testo, mais rápido eu isolo e evito o contágio com outras pessoas. Com isso, vamos poder minimizar os impactos desse vírus.”, disse Saudade.

O morador do Santo Antônio José Carlos Cardoso, de 63 anos, foi um dos que já teve covid mas que só ficou sabendo hoje durante o drive thru. Ele veio na sua moto e foi atendido normalmente. Carlos aprovou e reconheceu todo o empenho dos servidores da Prefeitura à realização do evento. “Eu achei corretíssima essa ação. Uma beleza. A gente tava tendo muita dificuldade para fazer esse exame, porque para pagar é uma ruma de dinheiro e aqui tá fazendo de graça. Sem pagar nada. No começo era uma tortura, você ficava a noite sem dormir: ‘como é que vou pagar esse exame?’. Agora está disponível para todas as pessoas que procurarem o atendimento.”, afirmou.

Como já teve covid-19, José Carlos vou em casa buscar a esposa Maria Batista Cardoso, de 60 anos, para também ser testada. “Fui muito bem atendida. O resultado saiu bem rápido. Valeu muito a pena sair de casa para fazer esse exame.”, destacou Maria Batista.

O morador do bairro Redenção, Antônio Alves de Oliveira, de 69 anos, veio fazer seu primeiro teste covid. Ele é aposentado e há nove meses que evitava sair de casa para não pegar a covid. Antônio parabenizou o Município pela organização e bom atendimento.”Tá sendo um negócio muito bom. Todos estão de parabéns. Fazer esse teste é bom porque a gente fica mais confiante durante esse período que estamos vivendo hoje.”, destacou.

A pedagoga Fernanda Berlamino, de 31 anos, do bairro Boa Vista também veio fazer o teste pela primeira vez. Ele enfatizou que essa ação é benéfica para toda a população. “Muito bom porque as pessoas que não tiverem oportunidade de fazer estão fazendo neste momento.”.

Além dos servidores da Saúde, os da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Urbanos foram essenciais para a realização de mais um drive thru de sucesso em Mossoró.

Copyright © 2019 Gazeta do Oeste